sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nos tempos de faculdade...

Quando fazemos a prova do vestibular e com sorte passamos, não nos damos conta de como as nossas vidas se transformam por inteiro. Chegamos na universidade, aquele lugar enorme, cheio de departamentos, salas, pessoas estranhas, em busca daquela listinha onde está o nosso nome e o número da sala. E daí um universo de experiências e acontecimentos se abrem à nossa frente, e atravessamos um portal invisível, por onde não passaremos novamente, e nunca mais seremos os mesmos. É como se tivéssemos entrado num estudio de tatuagem e vários fatores fossem nos marcando com lembranças e saudades, que levaremos pela vida toda - o ambiente onde nos relacionamos, os funcionários, os professores, as disciplinas, os colegas, os amigos que vamos construindo e as experiências que vivemos juntos no cotidiano acadêmico.
É bom recordar o caminho que percorríamos todos os dias, as pessoas que víamos passando, as escadas que a gente subia e descia pra tirar xerox, pegar o cafezinho da tia na copa, pra ir na lanchonete comer aquele hamburguer velho fritando na chapa! E ainda voltar pra sala e discutir com o colega calorento pra ele desligar o ar condicionado que está matando todo mundo de frio.
O que seria de nós se não tivéssemos aquela funcionária especial que quebra nosso galho em tudo, desde imprimir nosso trabalho porque não tínhamos dinheiro pra pagar a impressão, de inventar turma pra gente cursar uma disciplina e até atuar como conselheira sentimental de muitos desafortunados no amor.
Aqueles professores nos ensinaram,  mesmo que de uma forma nada convencional, lições que usaremos sempre, e bordões que repetiremos para os nossos filhos: "O turismo é filho do capitalismo", "Você tem que estar preparado para entrar na arena", "Você está apto?", "O turismo é uma rede", "Tem que ter bala na agulha!", e por aí vai. Palmas aos mestres que nos incutiram a importância de  refletir o mundo que vivemos sob vários aspectos e estimular nossa busca por novos saberes.
As visitas técnicas são inesquecíveis. A descoberta de vários lugares nos trouxeram perspectivas acerca da profissão que escolhemos, do nosso dever como profissionais, além de fomentar os laços de coleguismo e amizade que fizemos, registrados nas belas imagens que guardamos com carinho.
Na nossa humilde opnião, o que levamos de mais importante desse universo que é a universidade, são os amigos que escolhemos para acrescentar momentos de felicidade e prazer às nossas vidas.
A animação de Aline, a tranquilidade de Diana, a força de Eli, o racionalismo de Lu, a alegria de Bella, o engajamento de Jana, o sorriso impulsivo de Vevé, a competência de Mari, a arte de Saulus, as filosofias de Josué, o otimismo de Groba, os devaneios de Nathy, as gracinhas de Tiago... além de tantas outras marcas de pessoas que passaram e de outras que ficaram, e ajudaram a construir uma parte dos seres humanos que somos hoje.

Abaixo vídeo em homenagem a Vevé, gravado no dia que ela me contou sobre os primeiros acordes feitos com o seu violão de costela!






7 comentários:

  1. The lovely ladies chatting along - and I understand nothing! :D

    ResponderExcluir
  2. haahaahah! poor friend! we were talking about hair and a imaginary guitar that this friend used to play when she was a little girl!

    ResponderExcluir
  3. Aiiii nostalgia. Nem preciso dizer que isso me levou a ver os nossos videos, foto-videos e agora estou chorando copiosamente (de novo). Vocês são mesmobons nisso. hauhauahuaha... Que bom que pudemos reconhecer a energia entre nós. Sem dúvida esta estará entre minhas melhores lembranças também.

    ResponderExcluir
  4. Ihiahiahaihaiahaihaihaih. Eu dou muita risada c esse video! Velho, a gente nao tinha o q fazer no estagio... Ainda bem q Vitor tava ocupado... iahaihaihaiahaihaiha.
    Quanto a faculdade, eu so tenho a dizer q sinto MUITA FALTA. Serio! Nao sabia q sentiria tanta.
    Apesar de ter entrado na Uneb um ano antes, a turma q eu passei mais tempo foi a de vcs! E como foi bom! Ri muito! Compulsivamente.
    Quanto as visitas tecnicas... Ah! A gente tinha q ter tirado mais fotos de Mangue Seco! Eita!!!!!! Tava lembrando agora... Foi bom! Ow tempo bom!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, eu quem tenho que agradecer a vocês pelos momentos bons, pela diversão, pela troca de experiências e também pelos apertos que passamos junt@as. Tudo isso me ajudou a ser um ser humano melhor, e hoje prestar essa singela homenagem a vocês. Amo!

    ResponderExcluir
  6. É... "Recordar é viver!". O clichê também esconde: o chorar, a nostalgia, a alegria, a satisfação e a gratidão, por termos tangenciado a vida de tantas pessoas que deixaram marcas indeléveis de amizade e carinho. E que, certamente ficaram marcadas também. Se pudesse reviver tudo aquilo, faria tudo outra vez. E digo mais: E o que mais houver... Espero fazer com vocês! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Que comentário lindo, digno de um poeta! É por essas e outras que sei que não escolhi a faculdade e o curso por acaso... eu tinha mesmo que me encontrar com vocês...

    ResponderExcluir