sexta-feira, 25 de março de 2011

Baianos sensacionais Parte 3 - Carlinhos Brown

Baiano tem que se orgulhar dos bons artistas que a sua terra tem, e mais um bom exemplo que dou é o cantor, compositor, produtor e etc e tal: Carlinhos Brown. Desde pequena sempre ouvi falar dele com destaque na mídia, mas a única referência forte que eu tinha sobre ele era que chefiava a Timbalada. Mas no meu pesamento de garotinha ele não fazia "nada', já que não aparecia com os timbaleiros na televisão.
Mas como eu cresci, minha mente também evoluiu, e a partir daí comecei a me inteirar mais sobre o seu trabalho musical e cultural desenvolvido em Salvador e no Brasil. Mas viver um momento marcante vale muito mais do que deter somente conhecimento acerca de algo ou alguém.
Tive a sorte de ir a um show de Brown no Museu do Ritmo (http://www.carlinhosbrown.com.br/universo/museu-du-ritmo/), o chamado Sarau do Brown, em pleno verão de Salvador, no ano de 2007. O show é um verdadeiro espetáculo, com direito a desfile de moda, ritual religioso em homenagem ao orixá Omolú e entrada triunfal do cacique do candeal passando pelo público presente. Sem esquecer do local propriamente dito, situado nas imediações do Centro Histórico de Salvador, que ainda conserva suas estruturas arquitetônicas históricas e o ar colonial, tudo isso junto e misturado aos sons atuais do timbau e a energia baiana que emana nos ventos que correm por lá.
Naquele dia, entre os convidados especiais estavam Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Marisa Monte. Ou seja, os dois últimos formam com ele o singular trio dos Tribalistas.
Além do show ter sido totalmente imprevisível, conseguiu marcar história para seus fãs, que naquele dia, foram prestigiados com uma apresentação única em toda história do grupo - eles nunca estiveram juntos ao vivo em nenhum local desse planeta. Eu me senti, como dizemos por aqui! Pudemos ouvir os maiores sucessos do trio, pedir bis e ainda reclamar porque eles entram tarde e cantaram poucas músicas. Daí Brown disse: " nós nunca nos apresentamos juntos, Marisa e Arnaldo estavam de férias e fizeram questão de vir para me prestigiar e ainda ganhamos vaias?" Em fração de segundos as vaias de tornaram aplausos. Lembramos do privilégio vivido naquele momento - Quem sabe, tribalistas juntos, nunca mais!




"Fique felicidade, não invente fazer mala"

Como bem diz a letra do música "Tour" do cacique Carlinhos Brown, a nossa  felicidade às vezes precisa fazer as malas. Isso não significa dizer que as realizações pessoais e sentimentais do ser humano dependem totalmente de ter alguém ao seu lado, mas  isso muito contribui para nossa felicidade sim, porque quando podemos compartilhar a nossa vida com alguém especial, que te olha nos olhos e caminha pela estrada da vida seguindo os mesmos passos, a vida passa a ter um pouco mais de sentido.
Ficamos mais velhos, experimentamos experiências novas, conhecemos pessoas, trilhamos estradas por vezes tortuosas, e a felicidade pode se apresentar de várias maneiras, e esses elementos e outros mais vão nos fazendo sentir felicidade de um jeito diferente - às vezes lendo um livro, conversando horas a fio com seu amor, relembrando a época de faculdade com os amigos, achando graça das piadas da sua mãe, se emocionando com um filme, percebendo coisas boas ao seu redor que você nunca tinha percebido antes. Cada um tem a sua felicidade, sinta a sua, às vezes ela faz as malas para voltar diferente.

Tour - Carlinhos Brown

Riqueza Do Ayê
Abusa De Mim
Pra Blusa Que lambuzamos
Seremos Alvo Já
Já Te Sinto Assim
Escreva Na Arena
Se Gostas De Mim
E Acuda Os Machucados
Que Pós Descamisados
Sou Por Ti Atchima
Abraçamos Coisas
E Passamos Coisas
Venha Que Vou
Seja O Que For
Um Colar De Contas
Num Carrinho De Compras
Venha Que Vou
Seja O Que For
Na Boa Viagem Que Salva A Saudade
Tu Fazes Tour
No Meu Pensamento
Vou Na Bagagem Onde Vai Teu Perfume
Não Sabes Tu
O Que Sinto Por Dentro
All Right I'm All Right
Sinto Felicidade
Não Invente Fazer Maaala
All Right I'm All Right
Fique Felicidade
Não Invente Fazer Maaala