quarta-feira, 30 de março de 2011

Salve São Salvador

Em 29 de março de 1549, aqui chega com sua comitiva, Tomé de Souza, para "fundar", como cidade-fortaleza, São Salvador.
Ouso discordar da História de que a cidade somente nasceu com a chegada de um representante do rei de Portugal, sendo esse marco somente importante para os nossos registros históricos, e para constar que a partir daquele dia o local se configurava como o que chamamos hoje de município.
Mesmo antes do naufrágio que ocasionou a chegada de Caramuru às terras baianas, precisamente no atual bairro do Rio Vermelho, creio eu, a cidade já articulava a sua singularidade, para se tornar, frente à sua própria história, um dos locais do mundo melhor presenteados por sua natureza, sua geografia, seu clima, sua cultura e expressamente pelo seu povo.

- É quente por natureza e muito fria raramente - o que nos faz viver ativos e elétricos. Além de mais alegres, sem às vezes percebermos como a presença constante do sol interfere positivamente no nosso humor e no nosso dia a dia.
- Existem lugares por aqui que são muito bons de simplesmente estarmos nele, seja num ponto turístico conhecido internacionalmente, numa praia badalada, num bairro histórico, ou até mesmo numa certa rua, num certo bairro, num certo restaurante onde aquela moqueca de peixe nós só a encontramos ali.
- "Nessa cidade todo mundo é d'Oxum...", diz a canção de Gerônimo. Mas também: de Yemanjá, de Ogum, de Oxóssi e de todos os deuses do panteão africano, que com suas danças, batuques, lendas e canções espalham o axé por toda a cidade da Bahia. E por que não dizer que Salvador também é de Jesus, de Alá, e de todas as outras crenças presentes nessa cidade cosmopolita...
- Na dança, na poesia, na História, na música, no cinema, no teatro, no futebol - daqui saíram e saem "crias" para todas as partes, provando por "A mais B" que somos um poço inesgotável de representantes nas mais variadas manifestações artísticas e culturais existentes, e acreditem, nas que ainda estão por vir.
- Parte do mundo negro está aqui, vindo da mãe África, em meio às outras raças, fazendo prevalecer e se transformarem em sólidas as nossas conquistas, honrando o início da luta dos nossos ancestrais.


Dor e dor e dor
Tanta dor
A dor
Adormeço
A dor mereço
Agora
A dor
A dormência
Do sono lunar
Sonho
Sonho
A terra
No sonho
A terra inteira
No sonho
Aterrador
Mar
O mar
O maremoto
remoto
remoto
motivo
Teria Deus
Pra nos salvar

A fé
A fé
Só a fé
A fé
A felicidade
Cidade do Salvador
(Gilberto Gil  - Cidade do Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário