terça-feira, 12 de abril de 2011

Fotografia no Brasil: Experimentos; expressões artísticas; recordações

Nos tempos de Aristóteles, na Grécia antiga, químicos e alquimistas deram início as primeiras experiências fotográficas, quando tudo que se sabia era sobre a passagem de luz através de um orifício. O caminho da evolução da arte fotográfica foi progressivo e promissor, desenvolvido através das descobertas dos mais curiosos, que contribuíram para o engrandecimento da atividade fotográfica ao longo dos séculos.
No Brasil, o pioneirismo da fotografia foi promovido essencialmente por estrangeiros, que trouxeram suas técnicas de aperfeiçoamento, dentre eles se destaca Antonie Romuald Florence, francês que obteve resultado fotográfico através de suas experiências e experimentos, que denominou de Photografie.
É possível considerar como o primeiro fotógrafo brasileiro, o imperador D. Pedro II. Amante de fotografia, adquiriu em 1840 um  daguerreótipo (processo fotográfico feito sem uma imagem negativa). Observar as supostas fotografias tiradas pela realeza proporcionaria imaginar com que  olhar o nobre observava diversos aspectos da Terra Tropical.
Porém, a fotografia passa a ser configurada como expressão artística somente na década de 40, com o movimento do Fotoclubismo, que reunia pessoas interessadas na arte de fotografar, tendo revelado nomes como: Thomas Farkas, José Oiticica Filho, Eduardo Salvatore, Chico Albuquerque, José Yalenti e Gaspar Gasparian, etc., levando à criação de fotoclubes, promovendo o movimento moderno da fotografia.
Atualmente, a fotografia se tornou umas das expressões artísticas mais marcantes do país, sendo bem representada por profissionais que atuam em diversos segmentos, captando através de imagens as belezas naturais, a cultura, o povo, os fatos e acontecimentos da nossa sociedade, e também outras formas de arte, levando para a galeria da nossa história as características singulares do Brasil.
Igualmente, qualquer indivíduo possui a oportunidade de registrar através de imagens momentos que marcam a sua vida e a sua história como ser social, impregnadas de sentimentos e sensações. Sendo estes, sentidos pelos mais sensíveis, que conseguem identificar as intenções do fotógrafo além das lentes da câmera.
Pés de fé - Festa de Yemanjá na Praia do Rio Vermelho - 02/02/2011
Vanessa Vasconcellos

Um comentário:

  1. Fotografia seria então o processo de se perpetuar através dos tempos a história sendo que o fantasma da limitação da vida nos leva a buscar sempre uma forma de continuar e para isso, recorrendo às artes no caso a fotografia. Daí o click leve , sensivel e mecânico.

    ResponderExcluir