quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tatuagem: A arte marcada no corpo

A história da tatuagem viveu longos anos de preconceitos e tabus, atrelada a marginalidade, prostituição e vandalismo. Inicialmente, foi banida pela Igreja Católica, na Idade Média, que a considerava uma prática demoníaca.
No Brasil, a tatuagem é considerada uma expressão artística relativamente recente, tendo surgido em nossas Terras Tropicas precisamente na cidade de Santos, na década de 60 do século passado. Foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen, ou "Luck Tattoo", que fixou seu estudio no cais da cidade, zona boêmia e de prostituição. Assim como nos tempos passados, a tatuagem, aqui no Brasil continuou com seu estigma negativo, em decorrêmcia do local promíscuo onde se disseminou e se desenvolveu.
Com a propagação da prática artística por todo território nacional, os primeiros passos para a libertação preconceituosa foram dados. A adesão à tatuagem pelos indivíduos das classes sociais mais altas foi importante para elevá-la  ao patamar de expressão artística. Isso aliado ao crescimento da informação através  das entrevistas, sites, mídias sociais, entre outros, que auxiliaram no conhecimento acerca da prática ainda tão banalizada.
As temáticas para tatuagem são inúmeras, passando pelos tradicionais desenhos feitos pelos marinheiros, as pin-ups, temas japoneses e chineses, tribais, personagens e imagens místicas, religiosas e históricas, além de um infinito portfólio criativo, que fica por conta da imaginação do artista, o tatuador, e dos desejos do seu cliente, o tatuado.
Na Bahia, destacam-se tatuadores renomados que conseguiram seu espaço e mantém esforços para consagrar a arte da tatuagem como sinônimo de qualidade, criatividade, boa prestação de serviços, higiene e satisfação dos clientes. Seus nomes e estudios: Bingha Tattoo, Tartaruga, Caverna do Dragão, Marco Tatto e Momó Tattoo Studio (http://momotattoo.wordpress.com/), sendo este último conhecido pessoal, por conta de trabalhos já realizados em seu studio, com competência, criatividade e simpatia. 
Tatuar hoje é sinônimo de expressão: demonstrar através do conjunto de tintas, agulhas, luvas, mãos, arte e corpo, ideologias, sentimentos, pensamentos e sensações, tendo como a tela  a ser pintada, a nossa pele.

http://momotattoo.wordpress.com

http://momotattoo.wordpress.com
http://momotattoo.wordpress.com


 http://momotattoo.wordpress.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário