sexta-feira, 13 de maio de 2011

A música e eu - The music and me

Creio que a vida de muitas pessoas foram, são e serão embaladadas por flashbacks musicais. Sempre há uma canção que nos faz lembrar da nossa infância, das descobertas, das amizades, dos amores não correspondidos e correspondidos, das paixões fulminantes, das tristezas cotidianas. E também daquele momento que simplesmente não tem nada de aparentemente especial para os outros, mas que para você significou um amadurecimento, uma lição aprendida e que vai te acompanhar pelo resto da sua existência. Como por exemplo, um fim de tarde andando descalça pela estrada, mirando do alto duas cidades do recôncavo baiano separadas por um rio. Para mim, isso já foi bucólico até perder de vista o próprio significado da palavra.
O universo musical, assim como o nosso pequeno-grande infinito pessoal, oferece sons dos mais variados toques, arranjos, influências, línguas, melodias, instrumentos, intérpretes e tantas outras milhares de características singulares. E nesse grande globo cancioneiro, "a música" está lá, esperando um momento acontecer na sua vida e encaixar-se perfeitamente a ele.

Não há como explicar para alguém e entender o porquê de ouvir aquela canção repetidas vezes, e se emocionar a cada vez que isso acontece. De se desmanchar pelos ouvidos com uma determinada frase, palavra, arranjo... e seja mais o que for sentido pela mente e o coração.
Daí você se torna um videomaker de si mesmo. Começa a criar clips mentais - juntar a música ao que te passou, relembrando o momento marcante que a canção insiste em imortalizar. Se não há momento a ser lembrado, você também cria o seu próprio roteiro inédito. A sua mente se transforma em tela, sua imaginação em pincel e a música em sua inspiração.
Música é pessoal, indubitavelmente particular.

Algumas das TRILHARES de músicas que ME inspiram

Covered Saints - Carlinhos Brown


Cry to me - Solomon Burke

Encontro - Maria Gadú

Milagres do Povo - Caetano Veloso

Barqueiro - Magary

Nature - India Arie

Memória da Pele - João Bosco

Utopia - Art Popular

Ouro de Tolo - Raul Seixas

Nothing Else - Justin Timberlake

Oxotocanxoxô - Roberto Mendes

Without you - Van Halen

 
Regálame la silla donde te esperé - Alejandro Sanz

Human Nature - Michael Jackson

Satisfy my soul - Bob Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário