sexta-feira, 8 de abril de 2011

Avanços tecnológicos - a dicotomia: bons ou ruins?

Atualmente, vivemos num planeta em que não passamos mais um dia sem ver nossos emails, mandar um torpedo, checar os recados nas redes sociais, passar horas conversando em programas de bate papo, etc. Isso é bom ou é ruim? Será que muitos valores estão invertidos, esquecidos, já não existem mais?
Longe de nós condenarmos os avanços tecnológicos. Até porque através deles a humanidade conquistou mudanças que foram importantes - para a sobrevivência de muitas pessoas, no desenvolvimento de tratamentos e medicações; empresas conseguiram quebrar barreiras geográficas e ganhar novos mercados; o acesso ao conhecimento se tornou muito mais palpável; a comodidade em realizar serviços por conta própria sem sair de casa, e milhares de outros, que se fôssemos pontuá-los, a tecnologia evoluiría ainda mais, enquanto eu escrevo esse post.
Não contar com essas ferramentas tecnológicas hoje em dia é uma opção que não existe mais, a não ser para aqueles indivíduos que decidem viver reclusos da sociedade trivial, e não se rendem às "prisões" do século e XXI. Cada um procura o estilo de vida que é melhor pra si.
Momento reflexão
De um lado da balança: Quantas vezes checamos emails por dia, conversamos no bate papo, mandamos e recebemos recados e torpedos, marcamos com os amigos aquele encontro que nunca se realiza, abraçamos as pessoas através de avatares?
Do outro lado da balança: Quantas vezes no mês visitamos os amigos, quantos os telefonamos, quanto amigos reais possuímos. Difícil encontrar respostas, mas muitas coisas que deixamos de fazer hoje é porque temos tudo ao alcance dos teclados e dos nossos dedos. E não nos esforçamos para fazer muitas coisas que antigamente eram consideradas agradáveis e prazerosas.
Receio imaginar um mundo em que a tecnologia será o centro de tudo e a humanidade estará ao seu redor, perdendo as sensações de alegria, magia, suor, abraço, carinho, contato...um dia nem nos comunicaremos mais, sendo esta tarefa dos nossos celulares, notebooks, palm tops, ipods - eles mesmos se comunicarão entre si.


2 comentários:

  1. AS TECNOLOGIAS ACOMPANHAM AS NECESSIDADES DE UMA SOCIEDADE PRISIONEIRA DAS SUAS PROPRIAS BRECHAS JURIDICAS.

    ResponderExcluir
  2. E essa estrada vai longe, e não sabemos qual será o final...

    ResponderExcluir