terça-feira, 29 de março de 2011

Um lugar - Vale do Capão, Bahia

A natureza definitivamente abençoou o Vale do Capão, situado no município de Palmeiras, Chapada Diamantina. Um vilarejo simples, de pessoas ainda mais simples e hospitaleiras, cercado por um cenário natural invejável às capitais cinzas urbanas, onde ainda se pode respirar ar puro, andar descalço na rua e sair a noite pra contar estrelas.
Seguindo o caminho até a vila, em um meio de transporte rústico, chamado "Rural", percorremos uma estrada de barro, margeada pelo verde das folhas e das árvores, fazendo contraste com suas pedras cinzas, que provocam as trepidações da viagem.
Em trinta minutos, que parecem levar séculos para passar, ao mesmo tempo em que passam num piscar de olhos, fincamos o pé em uma terra com energia estranha e atraente ao mesmo tempo, que te convida a todo instante para ser explorada.
Flores, pássaros, montanhas, ar fresco, cachoeiras, trilhas, música, dança, comida, arte, pessoas ímpares - É o cenário que se apresenta diante dos seus olhos, te dando de bandeja  um leque de aprendizado, convivência, sabor e emoção a serem sentidas.
O que dizer dos nascidos de outras terras que hoje estão lá, tirando do solo o seu sustento, outrora seduzidos pelos seus encantos, e decidiram que ali suas vidas brotariam de verdade.
Como não lembrar dos sabores pitorescos, a exemplo do suco de laranja adoçado com mel, do doce de jaca, do cozido de palma, do pão saboroso feito em casa, da pizza natural, feito por um suíço, que é de lamber os beiços e pedir bis a toda hora, degustando essa iguaria em uma mesinha e banco de pedra, que mais parecem das casas dos nossos mais antigos ancestrais.
Como descrever a sensação de percorrer uma trilha que te leva a uma das mais lindas paisagens da Bahia, a Cachoeira da Fumaça, e agradecer a Deus por estar vivo e ter lhe concedido esse momento. Vem de dentro uma vontade de fazer parte daquela imagem, de se repartir em pedaços e ficar para sempre impregnado na sua beleza.
Como entender a sabedoria de homens simples, que tiram o sustento da terra, mesmo em tempos ruins,onde não se sabe se o futuro poderá lhe trazer coisa melhor.
O mais difícil é dizer adeus, se despedir daquela energia positiva que te pede pra ficar, mas naquele momento você não pode, porém, sempre deixa a promessa de que um dia voltará.



























2 comentários:

  1. Ahhh Capão!!! O lugar onde me reecontrei. Perfeita a descrição final: "O mais difícil é dizer adeus, se despedir daquela energia positiva que te pede pra ficar, mas naquele momento você não pode, porém, sempre deixa a promessa de que um dia voltará."
    Se bem que acredito verdadeiramente que uma parte de nós ficou por lá e algo do Capão sempre estará em nós.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Wood. Alguma parte de nós paira nos ares de lá, talvez esse pedacinho que ficou nos pede pra voltar... eita filosofia amadora!

    ResponderExcluir