quarta-feira, 27 de julho de 2011

"E se..." - Por Aline Bispo

Vez ou outra me pego pensando naquela música que diz: “A vida se encarrega dos encontros”. E quando penso nisso, de fato penso nos tantos encontros, e desencontros que proporcionam encontros.
É engraçado pensar como cada escolha influência nas pessoas que conhecemos e as relações que construímos. Nesses momentos só por curiosidade começo a me perguntar: “E se...?”
Se não tivesse atravessado a rua, se não pegasse aquele ônibus... Se não tivesse ido morar naquele bairro, naquela rua, meus pais nem queriam ir morar ali... não teria estudado naquela escola...não me aproximaria daquelas pessoas.
Escola...deveria ter pulado a série...não precisava ter mudado tantas vezes de escola....passei tão pouco tempo em algumas... outras eu nem gostava...não passou pela minha cabeça ir para aquela outra....quando vi já tava lá... e ainda bem que estava.
E aquele curso? Nunca havia imaginado fazê-lo, estava certa do que queria fazer da vida... acabei escolhendo por uni-duni-tê no banco de um shopping... é, aí não tem jeito, era pra ser...
O que dizer daquela viagem? Tudo planejado para aquele outro destino, reservas feitas...Deu tudo errado... deu mesmo? Numa outra, eu nem sei como fui parar lá, quando vi já estava num ônibus indo pra não sei onde...no meio de um monte de pessoas desconhecidas... Um fim de semana e de repente a incondicionalidade se torna presente.
Aquelas provas que não queria fazer...faltou coragem até pra acordar tão cedo no meu domingo de folga, mas resolvi ir, seguir o curso... Não é que deu certo? Caí de para-quedas, mas num lugar seguro e acolhedor.
Aquele trabalho extra...indicado por um conhecido que nem era tão próximo assim... e a sugestão daquela garota que em dois dias já tinha me contado a vida toda e os planos pro futuro... essa sugestão me trouxe outros horizontes... e passei adiante...olha no que deu?
Escolhi sem pensar...Desisti daquele curso...mudei de idéia (e como é bom mudar de idéia)... me encontrei.
Tantas escolhas, tantas omissões(que também não deixam de ser escolhas), me levaram e me trouxeram algumas vezes o que procurava ou então o que precisava, como diz essa tal de serendipidade aí. Acontece que quando a gente se perde e se pergunta se fez as escolhas certas é quem a gente encontrou (ou foi encontrada) que nos ajuda a lembrar qual o nosso lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário