domingo, 17 de abril de 2011

O Outono das nossas vidas

O outono está reinando há quase 30 dias. Raramente  recordamos da existência natural dessa estação, caracterizada pelas folhas secas caindo das árvores e pelas frutas maduras prontas para a colheita.
Ouso comparar as estações com as diferentes fases de nossas vidas -  de quais formas nos comportamos e reagimos às diversas situações do nosso cotidiano, atreladas as experiências e sentimentos que vivenciamos.
Inverno: Estação húmida e fria, momento em que estamos na incubadora, nos preparando para enfrentar o mundo externo. Antes de ter a consciência de quem nós somos, o nosso corpo já está formado, pronto para seguir o caminho da luz. A primeira sensação é de desproteção e frio, que nos faz sentirmos indefesos e despreparados para os primeiros obstáculos da nossa existência.
Primavera: Caminho colorido, suave, inocente. Fase recheada das primeiras descobertas, das brincadeiras, da alegria livre de descontentamentos, onde nossa vida é cercada de cuidados, mimos, amores. Somos as razões da vida de alguém, que cruza montanhas e move céus para nos manter aquecidos e envolvidos no seu colo de carinho e amor incondicional.
Verão: Fase quente, borbulhante e intensa, onde as maravilhas da vida estão concentradas na liberdade, na independência, no saber de que somos detentores do livre arbítrio. Podemos ser e realizar o que sonhamos e desejamos. É também o momento de tornarem sólidas as nossas escolhas materiais e sentimentais, através da construção de um lar, da conquista de um bom sustento, e de um companheiro que nos dê a mão até o final dos nossos dias.
O Outono das nossas vidas: É o momento que subimos em uma árvore frondosa para a reflexão. Rever as coisas passadas,  verificar se os desejos de outrora foram realizados, e se a vida que escolhemos está a nosso contento. Não significa que esta seja a última fase do ciclo de estações, mas sim a hora de decidirmos se não precisamos mais descer da árvore, ou se carecerá que joguemos alguns frutos e folhas pelo chão, em busca de um novo recomeço.


Um comentário:

  1. Me sinto entre "inspirados" (RS).Uma mistura de místico com poético. Como resgatar a nossa essência que se guia pela natureza. Que em meio a tanta artificialidade se torna mais um dom perdido. Dorei!!

    ResponderExcluir