sábado, 26 de março de 2011

O Universo, suas galáxias e a humanidade

Que o nosso Universo é imenso, já sabemos. Nele existem milhões de galáxias, e a cada dia cientistas descobrem a existência de outras mais. A maioria delas não vivem isoladas, e sim aglomeradas, como se fossem pequenas comunidades.
A nossa casa, a galáxia Via Láctea, nome dado pelos povos antigos pela sua aparência esbranquiçada como a do leite, pertence a um grupo de 30 galáxias, chamado Grupo Local, onde também está localizada a Galáxia de Andrômeda.
Vimos hoje um programa muito interessante no Discovery Brasil, que abordou sobre um evento galático previsto para acontecer daqui a uns 4  bilhões de anos - A nossa galáxia e a galáxia de Andrômeda se fundirão (ou colidirão), num "balé" gravitacional que levará 1 bilhão de anos, tornando-se somente uma. É o que os cientistas chamam de "galáxias canibais", que "engolem" outras que estão próximas a elas. Vejam o vídeo abaixo com a simulação:

A partir disto, começamos a pensar a respeito do comportamento da humanidade nos dias de hoje. Assim como as galáxias Via Láctea e Andrômeda estão distantes uma da outra nesse momento, os seres humanos cada vez mais se distanciam uns dos outros, tomados por sentimentos de egoísmo, guerra, corrupção, falta de solidariedade, fraternidade, amizade e amor, só pra citar alguns. Esperamos que, assim como as galáxias se fundirão, a humanidade também passe por um momento de transição em que haja a aproximação de todos os povos, resgatando sentimentos e atitudes positivas que há muito estão esquecidos entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário